Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Áreas de Formação
Seg, 06 de Novembro de 2017 00:00
ÁREAS DE FORMAÇÃO:

Formação I
  • Iniciação Digital
  • Iniciação Digital para Deficientes Visuais
Formação II
  • Arduíno
  • Banco de Dados
  • Desenvolvimento de Aplicativos Mobile
  • Design Gráfico
  • Iniciação a Mecatrônica
  • Iniciação a Programação
  • Linguagem de Programação – Java com banco de dados
  • Linguagem de Programação – PHP orientado à objetos
  • Suporte e Manutenção de Computadores
  • Web Design
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS CURSOS

INICIAÇÃO DIGITAL
Carga horária: 60 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Introdução a Informática (10 horas)
Unidade I - Evolução da Informática
Unidade II - Geração dos Computadores
Unidade III - Conceitos básicos de informática utilizando um
sistema operacional Linux.

Módulo II - LibreOffice (36 horas)
Unidade I - Processador de texto WRITER
Unidade II - Processador de slide IMPRESS
Unidade III - Processador de planilha CALC

Módulo III – Redes e Internet (10 horas)
Unidade I - Conceito e história das Redes de Computadores
Unidade II - Navegadores WEB
Unidade III - Correio Eletrônico na WEB

Módulo IV – Conclusão (4 horas)

INICIAÇÃO DIGITAL PARA DEFICIENTES VISUAIS
Carga horária: 160 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Conhecimentos básicos de informática

Módulo II – Sistema Operacional Microsoft Windows Sete e Leitor de Telas NVDA
Unidade I – Sistema Operacional Microsoft Windows Sete: Utilização, configuração e teclas de atalho;
Unidade II – Leitor de tela NVDA: Utilização, configuração e teclas de atalho.

Módulo III – Microsoft Office Word e NVDA

Unidade I – Editor de textos Microsoft Office Word: Leitura, produção e formatação de textos.
Unidade II – Editor de slides Microsoft Office Power Point: Leitura e criação de slides.
Unidade III – Editor de planilhas eletrônicas Microsoft Office Excel: Leitura e criação de planilhas eletrônicas.

Módulo IV – Navegadores de internet com NVDA
Unidade I – Navegadores WEB – Internet Explorer e Mozilla Firefox: Navegação em páginas e redes sociais.

OBS.: Turmas fechadas. Alunos enviados diretamente da Associação de Cegos do Estado do Ceará


DESIGN GRÁFICO
Carga horária: 80 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Introdução ao Design Gráfico [7 horas]
Unidade I – Introdução e conceitos iniciais;
Unidade II – Tipo e extensões de imagens;
Unidade III – Representação e padrões das cores.

Módulo II – Trabalhando com Desenho Vetorial [28 horas]
Unidade I – Conhecendo a interface do programa e seus menus;
Unidade II – Conhecendo as principais ferramentas;
Unidade III – Trabalhando com camadas;
Unidade IV - Trabalhando com filtros.

Módulo III – Trabalhando com Manipulação de Imagens [36 horas]
Unidade I - Conhecendo a interface do programa e seus menus;
Unidade II – Introdução a camadas;
Unidade III - Conhecendo as ferramentas;
Unidade IV – Trabalhando com filtros;
Unidade V – Aprofundando as camadas e seus modos.

Modulo IV – Projeto Final [9 horas]

Saiba como se inscrever


INICIAÇÃO A PROGRAMAÇÃO
Carga horária: 60 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Conceitos Gerais de Lógica (4 horas)
Unidade I - Fundamentos de lógica aplicados a vida real;
Unidade II - Conceituação de lógica na programação de computadores.

Módulo II - Introdução a Lógica com Ferramenta Gráfica (22 horas)
Unidade I - Apresentação da Ferramenta;
Unidade II - Tipos de Dados com Ferramenta Gráfica;
Unidade III - Uso de Operadores Lógicos e Matemáticos;
Unidade IV - Estruturas de Controle com Ferramenta Gráfica;
Unidade V - Criação de Procedimentos.

Módulo III – Introdução a Lógica em Linguagem de Computadores (22 horas)
Unidade I - Abordagem sobre linguagem para programação de computadores;
Unidade II - Caracterização da Linguagem de Programação;
Unidade III - Tipos de Dados em Linguagem de Programação;
Unidade IV - Declaração de variáveis e atribuição de valores;
Unidade V - Operadores Lógicos e Matemáticos em Linguagem de Programação;
Unidade VI - Estruturas de Controle em Linguagem de Programação;
Unidade VII - Variáveis Locais, Globais e Constantes;
Unidade VIII - Vetores e Matrizes;
Unidade IX - Procedimentos e Funções;
Unidade X – Recursividade.

Módulo IV – Introdução a Banco de Dados (12 horas)
Unidade I - Conceitos Gerais de SGBD;
Unidade II - Criação de Tabelas e Manipulação de Registros;
Unidade III - Chaves Primárias, Secundárias e Campos Únicos;
Unidade IV - Comandos: Inserção, Atualização e Remoção de Registros;
Unidade V - Consultas de Registros.

Saiba como se inscrever

 

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - JAVA COM BANCO DE DADOS

Carga horária: 120 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Introdução ao Java (09 horas)
Unidade I – Características da linguagem;
Unidade II – Estruturas de Controle;
Unidade III – Variáveis e Casting.

Módulo II – Java POO (30 horas)
Unidade I – Introdução a Programação Orientada a Objetos;
Unidade II – Fundamentos de POO;
Unidade III – UML – Diagrama de Classe;
Unidade IV – Exceções.

Módulo III - Collections Framework ( 21 horas)
Unidade I - Array;
Unidade II - Fila e Pilha;
Unidade III – ArrayList;
Unidade IV – HashMap.

Módulo IV – GUI – Utilizando Swing (21 horas)
Unidade I – Criando componentes GUI;
Unidade II – Gerenciamento de Layout GUI;
Unidade III - Captura e Tratamento de Eventos GUI.

Módulo V – Integração Java e MySQL: JDBC (06 horas)
Unidade I – Conectando ao MySQL;
Unidade II – CRUD.

Módulo VI - Integração Java e MySQL: Hibernate (33 horas)
Unidade I - Introdução e instalação do Hibernate;
Unidade II - Migração JDBC para Hibernate;
Unidade III - Mapeamento de entidades e relacionamento;
Unidade IV - C.R.U.D com Hibernate.

Saiba como se inscrever

 

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - PHP ORIENTADO À OBJETOS

Carga horária: 120 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Introdução ao PHP [25 horas]
Unidade I – Como funciona o PHP;
Unidade II – Sintaxe e Lógica do PHP;
Unidade III – Estruturas de Controle.

Módulo II – Programando em PHP [25 horas]
Unidade I – Interação PHP – HTML;
Unidade II – Especialidades do PHP.

Módulo III – PHP orientado a objeto [25 horas]
Unidade I – Introdução a orientação a objetos;
Unidade II – 4 pilares da orientação a objetos;
Unidade III – Métodos mágicos;
Unidade IV – Aperfeiçoando a orientação a objetos.

Módulo IV – Banco de dados e UML [20 horas]
Unidade I – Introdução a banco de dados;
Unidade II – MySQL;
Unidade III – Aprofundando no MySQL;
Unidade IV – Relacionamentos.

Módulo V – Interação PHP – Banco de dados [10 horas]
Módulo VI – Projeto prático [15 horas]
Unidade I - Criando um sistema com PHP/MySQL;
Unidade II – Frameworks PHP.

Saiba como se inscrever

 

SUPORTE E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
Carga horária: 80 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I - Conceitos Básicos de Informática (05 horas)
Unidade I - Evolução da Informática;
Unidade II - Hardware X Software.

Módulo II - Estudo do Hardware (12 horas)
Unidade I - Arquitetura dos Computadores;
Unidade II – Montagem e Desmontagem das Máquinas.

Módulo III - Estudo do Software (25 horas)
Unidade I - Classificação do Software (Livre X Proprietário);
Unidade II - Sistemas Operacionais;
Unidade III – SETUP;
Unidade III – Particionamento;
Unidade IV - Instalação de Sistema.

Módulo IV - Manutenção Corretiva e Preventiva (30 horas)
Unidade I - Manutenção do Hardware do PC;
Unidade II - Principais problemas encontrados nos PC's;
Unidade III - Teste das tensões das fontes ATX utilizando o multímetro.

Módulo V - Redes e Internet (08 horas)
Unidade I - Fundamentos de redes, Arquitetura TCP/IP;
Unidade II - Fundamentos de segurança da informação;
Unidade III - Tipos de redes e topologias, meios de transmissão, compartilhamento de recursos em rede;
Unidade IV - Segurança em ambiente Linux e Windows.

Saiba como se inscrever

 

 

WEB DESIGN
Carga horária: 80 horas/aula
Conteúdo:

Módulo I – Linguagem de Marcação de HyperTexto (HTML) [21 horas]
Unidade I – Uma visão geral sobre HTML. Entendendo a estrutura do HTML, compreendendo as TAGs e suas aplicações;
Unidade II – Entendo o conceito e a usabilidade de layouts. Como criar layouts em HTML;
Unidade III – Trabalhando com formulários em HTML.

Módulo II – Folhas de Estilo em Cascata (CSS) [09 horas]
Unidade I – Uma visão geral sobre CSS. Entendendo as propriedades CSS e suas aplicações;
Unidade II – Interagindo CSS com HTML.

Módulo III – Framework GRID 960 [06 horas]
Unidade I – Entendendo o framework GRID 960 e sua usabilidade na criação de layouts.

Módulo IV – Joomla! - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC/CMS) [34 horas]
Unidade I – Compreendendo o que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. Conhecendo o Joomla!;
Unidade II – Preparando o ambiente de instalação do Joomla! (Servidor Web local);
Unidade III – Aprendendo a trabalhar com Templates, Módulos, Plugins e Componentes em Joomla!;
Unidade IV – Criando Templates para o Joomla!.

Módulo V – Projeto Final [10 horas]

Saiba como se inscrever


 

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2